Expocom

A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, mais conhecida como Expocom é, certamente, um dos momentos mais aguardados no Intercom Nacional. Trata-se de uma mostra e premiação que, entre seus objetivos, estão a formação profissional dos estudantes integrada a atividades de pesquisa, o incentivo ao diálogo entre cursos de Comunicação do país, o encontro da comunidade acadêmica nacional para celebração e apresentação das produções experimentais realizadas em sala de aula, entre outros. Como forma de reconhecimento e incentivo, os trabalhos melhor avaliados recebem uma premiação simbólica!

Expocom 2019: conheça os trabalhos finalistas

 

Modalidades

Na Expocom, os estudantes podem inscrever trabalhos experimentais, produzidos no âmbito das disciplinas de graduação, em seis categorias: (i) Jornalismo; (ii) Publicidade e Propaganda; (iii) Relações Públicas e Comunicação Organizacional; (iv) Cinema e Audiovisual; (v) Produção Transdisciplinar e; (vi) Rádio, TV e Internet. Dentro dessas categorias, existem, ao todo, 70 modalidades específicas, que buscam abarcar os mais diferentes formatos de produções experimentais em comunicação.

A definição de cada uma dessas modalidades pode ser conferida aqui.

 

Como funciona?

A Expocom se dá em três etapas: (i) Local, (ii) Regional e (iii) Nacional.

Na Etapa Local, cada instituição de ensino seleciona somente um trabalho para cada modalidade. A seleção nessa etapa fica a critério das instituições.

Após essa seleção, o representante da IES informa, via sistema, os dados da produção selecionada e, então, o aluno líder se inscreve no Congresso Regional para poder submeter o paper e os arquivos necessários para avaliação do produto por um júri virtual. Esse júri irá selecionar, entre os produtos selecionados pelas instituições, aqueles que serão apresentados no congresso regional.

Na Etapa Regional, após serem selecionados os trabalhos, os alunos líderes devem apresentá-los no Intercom Regional, uma ótima oportunidade de conhecer as produções que estão sendo feitas nos cursos da região. Nos regionais, ocorre a premiação do trabalho melhor avaliado dentro de cada modalidade e que irão representar a região no Intercom Nacional!

Já na Etapa Nacional, os trabalhos premiados nos congressos regionais serão avaliados novamente por um júri virtual e devem, obrigatoriamente, apresentar seus trabalhos no Intercom Nacional diante do júri presencial. Após apuração das avaliações desses júris, os que obtiverem as melhores críticas são premiados nacionalmente em uma grande celebração que ocorre no encerramento do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Se você for da turma que deseja apresentar seus trabalhos na Expocom, fique atento à esta página. Aqui divulgaremos as informações sobre prazo de inscrição em cada Regional, bem como a programação completa da XXVI Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, no Intercom 2019! Procure saber na sua instituição o calendário da seleção local.

Acesse e saiba mais:

Regulamento

Ementário das modalidades da Expocom

Normas Técnicas para Submissão de Trabalhos

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.