Culturais com dança e música

Artistas regionais e locais movimentaram a programação do Intercom 2019

Diversas atrações culturais, com artistas regionais e locais, fizeram parte da programação do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom 2019, realizado de 2 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA). A proposta da organização local do congresso foi articular as atividades artísticas junto à programação científica, nos mais diferentes momentos e locais do evento.

Músicas populares e típicas do Pará e da região amazônica, ao som de voz e violão, não faltaram na semana do congresso. No dia 3 de setembro, a cantora Camila Castro foi a atração do evento, movimentando todas as pessoas que circularam pela UFPA.

A Lambateria também marcou presença no Palco Intercom 2019, estrutura montada na frente do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) para receber os artistas. No dia 4, após a Abertura Oficial do evento, o guitarrista e percussionista Félix Robatto animou os congressistas com um repertório dançante, trazendo gêneros latino-amazônicos.

O dia 5 também foi marcado por várias atrações musicais. Pela parte da tarde, houve a apresentação dos cantores Renato Rosas e Nazaco Gomes, com voz e violão. O Grupo Caruana marcou presença ao som do carimbó de rua e batuques. Já pela parte da noite, o Palco Intercom 2019 foi invadido pela alegria contagiante da banda Farofa Tropical, trazendo uma mistura de lambada e brega. O Dj Alex Roots trouxe um set com os melhores reggaes e, para fechar a programação, o grupo Steamy Frogs apresentou aos congressistas o melhor do rock psicodélico, progressivo e experimental.

No dia 6, pela parte da tarde, os congressistas conheceram um pouco do som de Antonio Oliveira e Beá. Já no finalzinho do dia, o Coro Universitário da UFPA (Coruní) se apresentou no auditório do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), no encerramento da programação do II Ciclo Amazônia. O Coruní é um projeto de extensão da Faculdade de Música, coordenado e regido pela professora Cristina Owtake, com o objetivo de compartilhar a prática coral cantando diversos estilos musicais. À noite, houve o som do grupo Tropical Reggae.

A programação artística e cultural do Intercom 2019 foi concluída com a apresentação musical do cantor Lucas Imbiriba.

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.