Seja esperto, mova-se!

Ações de divulgação das neurociências na programação do Intercom 2019

Durante toda a programação do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom 2019, no campus da UFPA, uma equipe coordenada pelo professor Dr. João Bento Torres (PPGCMH-UFPA), realizou atividades junto aos congressistas, por meio do projeto “Be Smart, Keep Moving” (Seja Esperto, Mova-se), que busca divulgar os conceitos de Neurociência aplicada ao exercício. A equipe demonstrou na prática, como melhorar o desempenho em algumas atividades cognitivas, do comportamento e combate a algumas doenças através do exercício, e aplicar essa atividade no meio social.

Segundo o professor, “quando se tem exercício físico e em seguida você tem uma atividade didática, seu desempenho será otimizado por ter feito o exercício físico antes”. A prática do exercício, segundo o professor João, modifica fisiologicamente o cérebro de forma que ele fique mais eficiente nos processos de atenção que vão ser necessárias durante o processo de aprendizagem. O projeto discute também, como o exercício modifica comportamentos do sono, ajuda a regular a alimentação e esses serão mediadores de como o exercício físico modifica o cérebro, o que, por conseguinte, melhora o conhecimento.

O professor ainda falou sobre a atual situação de cortes do governo e suas reverberações negativas na área da pesquisa: “As medidas do governo já impactaram os projetos de pesquisa da área”, disse. Segundo ele, os alunos que terminaram a graduação, não sabem se o mestrado ainda é uma oportunidade, pois os mesmos já tem família e o mercado irá oferecer a condição legal para que eles trabalhem e possam exercer sua função, porém, nem sempre o trabalho é compatível com a vida acadêmica e, sem as bolsas, essa condição de estudo fica comprometida.

Membro da Rede Nacional de Educação e Ciência (RNEC), o professor João atua no foco central da “Rede Pública de Jovens Talentos: Desenvolvendo tecnologias que facilitam o aprendizado e desmitificam a ciência”, produzindo assim, sua popularização.

Texto: Lucas Contente
Edição: Felipe FlorêncioD

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.