Amazônia em debate

II Ciclo Amazônia destaca Comunicação e Política na Amazônia

Na tarde desta última sexta-feira (6), ocorreu no auditório do PGITEC (Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia) o II Ciclo Amazônia.

Sob a coordenação geral do prof. Dr. Allan Soljenítsin Rodrigues (UFAM/INTERCOM), ocorreram leituras e debates em 4 mesas diferentes, que buscavam discutir assuntos relacionados a territorialidade, uso e exploração da Amazônia, processo que vem se intensificando mais à cada dia. “A Amazônia precisa ser tratada como ecossistema, todo mundo tem um projeto que visa algum interesse político, aqui parece terra de ninguém” pontuou a professora Marilene Freitas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

“Estamos discutindo a respeito de uma Amazônia contemporânea e suas adversidades” iniciou com esta fala o professor Sandro Colfeirai da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e foi complementado pela jornalista e etnocomunicadora Mayra Wapichana, que destacou a vivência em ser indígena e cuidar da comunicação de Joenia Wapichana, a primeira representante indígena deputada federal.

Pela parte da tarde os debates continuaram e o professores Handerson Joseph (UNIFAP), Francisco de Assis Costa (UFPA) e Jose Fernandez (UNESR) e discutiram a respeito dos fluxos migratórios na Amazônia além da exibição dos dados demográficos e arranjos produtivos da economia local.

Encerrando a programação, foram discutidos na última mesa assuntos relacionados a estratégias de comunicação na Amazônia, no qual José Altino (Assessor de Comunicação do Acre) destacou que “trabalhar de repórter na Amazônia provoca grandes riscos”, relacionando ameaças recebidas por atuar com a produção de conteúdo na Amazônia.

O encerramento das mesas de debate foi realizado pelo Coro Universitário da UFPA (CORUNI), que é um projeto de extensão da Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará, coordenado e regido pela professora Cristina Owtake.

Durante o Colóquio, foi divulgada a “Carta de Belém para a Amazônia”, produzida pelos pesquisadores e pesquisadoras da Intercom, para as autoridades brasileiras, em defesa da Amazônia. Leia aqui a carta na íntegra: http://bit.ly/2m56Itn.

 

Texto: Thiago Favacho

Edição: Enderson Oliveira

 
 

 

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.