Intercom também é saúde

Maior evento de comunicação da América Latina tem espaço dedicado para cuidar dos congressistas

Ações de promoção à saúde também envolvem a comunicação e a Comissão Organizadora local do 42º Congresso Nacional de Ciências da Comunicação (Intercom 2019) sabe bem disso. O enfermeiro José Henrique Silva, responsável pelo Espaço de Saúde do evento, pontuou que o espaço abre oportunidade para um diálogo importante. “O objetivo nosso, com a professora Maria Ataide Malcher (coordenadora geral do comitê organizador local), foi trazer de volta o debate da comunicação na saúde, com o intuito de desmistificar algumas fake news que envolvem nossa área”, explicou Henrique.

A equipe da saúde conta com a colaboração da Oncológica do Brasil e com a presença de profissionais e estudantes de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Educação Física, Psicologia e Terapia Ocupacional. Até o próximo sábado, das 8h às 19h, também será possível verificar a pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, acompanhamento farmacêutico e aprender a como fazer o descarte correto de medicamentos. Até a manhã desta terça-feira (03), cerca de 100 pessoas foram atendidas e a expectativa é que esse número aumente ao longo da semana.

A Acupuntura Auricular foi a modalidade destaque desta manhã. De origem asiática, a terapia atua no alívio de dores, nos tratamentos de emagrecimento, melhora estados de ansiedade e estresse, entre outros. Para Ana Clara Sprengel, graduanda da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), o espaço foi a oportunidade para experimentar a técnica. “Já ouvi relatos de pessoas que fizeram e deu certo, então, espero que me ajude também a melhorar algumas áreas de tensões”, conta.

A programação do Espaço de Saúde irá durar durante toda a duração do evento. O stand com o serviço fica localizado ao lado do prédio Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), na Universidade Federal do Pará (UFPA) e atenderá a todos que comparecerem ao local. 

 

Texto: Vitória Monteiro

Edição: Paula Coruja

Fotos: Jean Gomes e Eyllon Alves

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.