Começou o Intercom 2019

Programação do maior congresso de Comunicação da América Latina iniciou hoje em Belém (PA)

Na manhã desta segunda-feira, 2 de setembro, Camila Santos, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi a primeira congressista a realizar o credenciamento no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019). Com o tema “Fluxos Comunicacionais e crise da democracia”, o evento que inicia hoje em Belém (PA), se encerra no dia 7 de setembro, próximo sábado. Estreando no Intercom, a estudante chega com grandes expectativas sobre o evento, que reúne debates, discussões de ideias, cursos, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos. “Participar do Intercom vai acarretar bastante aprendizado para a minha formação” afirma Camila. O credenciamento do Intercom está sendo realizado em um espaço próprio, no prédio em frente à Reitoria. 

Já Ana Paula Vilhena, do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Elmaza Sadeck, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia (Unama), destacam a relevância do evento ocorrer em Belém (PA), na região Norte do país. Além da importância de deslocar o eixo do conhecimento gerado no país, as congressistas salientam também a questão econômica para a população universitária do Norte e Nordeste do país. “Quando os eventos são sediados no eixo Centro-Sul, os congressistas gastam muito, pois grande qualquer deslocamento se torna caro, limitando nosso acesso a esses debates”,  disse Ana Paula.  

Realização de sonho

Se para Ana Paula e Elmaza a oportunidade de estar em um evento de grande porte em um local próximo é fundamental, para Fabiano Cataldo de Azevedo, do Rio de Janeiro, o esforço para vir a esse Intercom foi por um motivo especial. Professor adjunto da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (Unirio), este congresso em Belém será a estreia dos resultados de sua tese, defendida em 2018, em eventos. Azevedo, que concluiu o doutorado em História, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), irá apresentar o artigo no grupo de pesquisa (GP) de Produção Editorial na próxima quinta-feira, dia 5 de setembro.  “Eu sempre quis participar do Intercom, ainda mais com o resultado de quatro anos de trabalho. Hoje, estar aqui é a realização de um sonho”, festeja Fabiano.

Texto: Lucas Rocha de Freitas

Edição: Paula Coruja

Fotografia: Rafaella Deprá

 

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.