Programações para anotar na agenda!

Participe dos momentos mais marcantes do Intercom 2019

O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação inicia suas atividades na próxima semana, de 2 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Pará. A programação, que tem como característica a interdisciplinaridade, contará com colóquios nacionais e internacionais, palestras, mesas-redondas, oficinas, premiações, minicursos, lançamento de livros e muito mais. Tudo isso, buscando dialogar e debater sobre diversos assuntos da atualidade, que envolvem o tema do congresso: “Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia”.

Uma das programações imperdíveis para todos os congressistas é a Abertura Oficial do evento, a ser realizada no dia 4, às 19h30, no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA.  O momento será marcado por muitas surpresas para dar a boas-vindas aos participantes do evento. Estarão presentes membros da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), autoridades locais e vários convidados.

No dia 5, às 12h, ocorrerá o lançamento da 15ª edição da Revista Brasileira de Iniciação Cientifica em Comunicação (INICIACOM), no hall do auditório da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT). A revista publica textos inéditos de estudantes de graduação em Comunicação e áreas afins, ou recém-formados, até um ano após a conclusão do curso. A proposta é valorizar o trabalho dos estudantes como pesquisadores em formação.

Ainda no dia 5, às 17h30, será realizado o XVI Encontro com Autores-Editores de Publicações Recentes em Comunicação (Publicom), no térreo do “Espaço do Credenciamento”. No evento, coordenado pela professora Roseméri Laurindo (FURB/INTERCOM), serão lançados 54 novos títulos, entre livros impressos e eletrônicos produzidos por pesquisadores, selecionados por meio de chamada pública, além de outros produtos de relevância acadêmica de produção dos sócios da INTERCOM.

Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação também é uma das programações mais aguardadas das edições do Intercom e foi criado com o objetivo de reconhecer os pesquisadores e grupos de pesquisa que se destacam no meio acadêmico. O troféu é concedido a quem produz trabalhos de grande relevância na área das ciências da Comunicação.  Nesta edição, serão homenageados: Eduardo Barreto Vianna Meditsch (UFCS); Pâmela Saunders Uchôa Craveiro (UFMT); Débora Gauziski de Figueredo Bueno (LACON/UERJ); José Maria Pereira Lopes (TV Cultura).  A cerimônia está marcada para o dia 6, às 19h30, no Instituto de Ciências da Arte, localizado na Av. Presidente Vargas. No mesmo dia também será a cerimônia de entrega dos prêmios estudantis e do Troféu José Marques de Melo.

No dia 7, às 12h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, será o encerramento do Intercom 2019. O momento contará com a entrega dos troféus da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), destinados aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, e o anúncio do próximo local que sediará o congresso. A programação será coordenada pelos professores João Carlos Picolin (CLARETIANO), Genio Alves Nascimento (UAM/INTERCOM) e Maria Ataide Malcher (UFPA)

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.