Intercom Júnior

Jovens pesquisadores em formação apresentam seus trabalhos no Intercom 2019

Nos dias 5 e 6 de setembro, estudantes de graduação e recém-graduados apresentam artigos científicos nas oito Divisões Temáticas do Intercom Júnior (IJ), como parte da programação oficial do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), que vai de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Neste ano, 282 dos 317 trabalhos submetidos foram selecionados na chamada pública do IJ, consolidando o evento como um importante ponto de encontro e divulgação de pesquisadores em formação. “A qualidade dos trabalhos selecionados confirma nossa convicção de que é preciso investir nas Ciências Humanas e na formação de jovens pesquisadores, que nos comprovam, com sua curiosidade, sua vivacidade e seu interesse pelas problemáticas e pelos fenômenos sociais, que o pensamento crítico é fundamental para a construção de sociedades mais justas”, afirma a professora Sônia Caldas Pessoa (UFMG), diretora adjunta Científica da Intercom e coordenadora do IJ. “Esses jovens pesquisadores demonstram plena compreensão da temática do congresso, ‘Fluxos comunicacionais e crise da democracia’, ao apresentar trabalhos que o abordam de modo direto e também em seus atravessamentos e tensões com diversos outros temas necessários para a compreensão dos fenômenos comunicacionais”.

As sessões incluem debates mediados pelos coordenadores das respectivas Divisões Temáticas e coordenadores das sessões, de forma a qualificar e aprofundar as discussões apresentadas pelos autores dos trabalhos. “Acompanhar o Intercom Júnior é uma oportunidade de prestigiar não somente os pesquisadores em formação e seus olhares sobre os fenômenos comunicacionais, como também um modo de valorizar os orientadores e as universidades envolvidos em todo o processo de pesquisa”, afirma a professora Sônia Pessoa.

Além das sessões do IJ, a programação do Intercom 2019 inclui o lançamento do volume 8, número 3 (2019) da “Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação – Iniciacom”, às 12h do dia 5 de setembro. Trata-se da 15ª edição da revista, que reúne 15 artigos e uma resenha de livro que abordam a temática do Intercom 2019 – “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”. “Esse amplo e importante universo de pesquisa chamou a atenção de mais de 100 jovens pesquisadores, que submeteram seus trabalhos à Iniciacom”, comemora Sônia Pessoa, que também é editora da revista. “Muitos dos autores desta edição têm, pela primeira vez, a oportunidade de ter um trabalho de pesquisa publicado. A Iniciacom é uma das poucas revistas que publicam trabalhos de estudantes de graduação, valorizando a iniciação à ciência e o desenvolvimento das Ciências Humanas no Brasil”, completa.

Ainda no dia 5, a partir das 17h30, será lançado durante o Publicom o e-book anual do Intercom Júnior, com oito artigos selecionados a partir da última edição do evento, realizada durante o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), em Joinville (SC). O livro reúne trabalhos que abordam o tema “Desigualdades, gêneros e comunicação” e que representam universidades das cinco regiões brasileiras.

Clique aqui e confira a programação do Intercom Júnior em 2019.

SOBRE O INTERCOM 2019

O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 2 a 7 de setembro de 2019 na UFPA, em Belém, é uma realização da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A programação do congresso inclui oficinas e minicursos, sessões de apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa, Intercom Júnior e Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e evento de lançamento de livros (Publicom). O Intercom 2019 também abriga outros eventos científicos como: IV Colóquio Latino-americano (Pan Amazônico) de Ciências da Comunicação; VI Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação; Jornada Beltraniana 2019 (Rede Folkcom); Fórum Ensicom 2019 (que terá a última audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda); III Fórum de Rádios e TVs Universitárias; V Fórum Socicom-Intercom; IV Fórum Comunicação e Trabalho; II Ciclo Amazônia; 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; IV Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura; e I Colóquio de Ciências Humanas.

Clique aqui para conferir a programação do Intercom 2019.

Siga o Intercom 2019 no Facebook e no Instagram (@intercomnacional) para acompanhar as novidades.

Leia também:

Texto: Jornal Intercom

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.