Boas-vindas aos congressistas

Conheça a estrutura montada na UFPA, em Belém, para o Intercom 2019

O campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, no Pará, recebe entre 2 e 7 de setembro de 2019 cerca de 2.600 congressistas, entre estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais, para o maior evento científico do campo da Comunicação na América Latina: o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), cuja extensa programação inclui fóruns científicos, conferências, mesas de debates, apresentações de trabalhos, premiações, oficinas e minicursos.

Com a missão de fazer um congresso inesquecível, a Comissão Organizadora do Intercom 2019 – integrada por representantes da UFPA e das instituições parceiras – preparou um ambiente acolhedor, bem ao estilo da capital paraense.

Em parceria com a Infraero, o Intercom 2019 terá um guichê no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional de Belém, com voluntários preparados para fazer a recepção dos congressistas e auxiliá-los no deslocamento ao hotel ou ao campus da UFPA. Também estão programadas apresentações culturais e outras ações de acolhimento.

A primeira parada de todo congressista deve ser o Credenciamento, que funciona das 8h às 12h e das 13h30 às 18h em um espaço que fica em frente à Reitoria, no Campus Básico da UFPA, para receber a credencial e o kit do congresso. O Credenciamento também é o local para informações relativas ao Intercom 2019, além de contar com um ponto de atendimento da Coordenação de Acessibilidade do evento para pessoas com deficiência (PcDs) e mobilidade reduzida – com as quais a Organização já está em contato para mapear suas necessidades.

Durante todo o período de duração do Intercom 2019, uma praça de alimentação funcionará ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), um dos principais auditórios utilizados no congresso. Sucos com frutas regionais, café, saladas, sanduíches e refeições rápidas e servidas em pequenas porções, incluindo pratos típicos da culinária paraense, estão entre as opções oferecidas por barracas e food trucks credenciados. Além disso, sorveteiros vão circular pelo campus durante os dias de congresso.

Aliás, o calor foi um fator muito considerado pela Organização, que montou um posto de atendimento de saúde perto do Espaço de Credenciamento. Com cerca de 20 profissionais de sete especialidades diferentes, a equipe não só está preparada para prestar primeiros socorros e atender urgências leves, como também oferece sessões de massagem, exames preventivos (como teste de glicemia e aferição de pressão arterial), palestras rápidas sobre prevenção de doenças e distribuição gratuita de preservativos, entre outras ações.

A programação cultural também deve movimentar os congressistas durante o Intercom 2019. Considerando a diversidade de manifestações culturais e artísticas que compõem a cena paraense, estão programadas apresentações na abertura, no encerramento e no Publicom, bem como nos horários de almoço na praça de alimentação. A programação envolve grupos artísticos das Escolas de Música e de Teatro e Dança da UFPA, formados por alunos, egressos e professores, e inclui manifestações como banhos de cheiro, boi bumbá e outras tradições.

Os participantes do Intercom 2019 também têm a oportunidade de conhecer exemplos de tecnologias sociais, microempreendimentos e projetos na área de ensino, pesquisa e extensão voltados à preservação da natureza, à sustentabilidade e à conscientização socioambiental no espaço Ecos da Amazônia, que ficará montado ao lado da praça de alimentação do evento. O espaço, concebido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em parceria com a UFPA, oferece oficinas, sorteio de brindes, passeios, degustação de produtos orgânicos, entre outras atividades. Clique aqui para saber mais sobre o Ecos da Amazônia.

Por fim, a Comissão Organizadora do Intercom 2019 recomenda aos congressistas: no calor de Belém, é fundamental vestir roupas leves, mas sempre levar um agasalho para ficar confortável nos ambientes internos, que são refrigerados. Outra dica é que todos os congressistas levem garrafinhas ou copos retornáveis para se manterem hidratados nos dias de congresso. Para isso, haverá bebedouros distribuídos em pontos estratégicos do campus.

Um bom congresso a todos!

SOBRE O INTERCOM 2019

O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 2 a 7 de setembro de 2019 na UFPA, em Belém, é uma realização da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Em Belém, o evento está sendo organizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), e co-realizado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

O Intercom 2019 conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA); da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); do Instituto Federal do Pará (IFPA); da Infraero; da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); e do Governo Federal, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A programação do congresso inclui oficinas e minicursos, sessões de apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa, Intercom Júnior e Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e evento de lançamento de livros (Publicom). O Intercom 2019 também abriga outros eventos científicos como: IV Colóquio Latino-americano (Pan Amazônico) de Ciências da Comunicação; VI Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação; Jornada Beltraniana 2019 (Rede Folkcom); Fórum Ensicom 2019 (que terá a última audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda); III Fórum de Rádios e TVs Universitárias; V Fórum Socicom-Intercom; IV Fórum Comunicação e Trabalho; II Ciclo Amazônia; 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; IV Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura; e I Colóquio de Ciências Humanas.

Leia também:

Texto: Jornal Intercom

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.