Ensino em Comunicação Social: cenários e perspectivas

Intercom 2019 discutirá os caminhos do ensino de graduação em Comunicação Social no Brasil

O ensino de graduação em Comunicação Social no Brasil, bem como os desafios enfrentados pelas emissoras de rádio e TV universitárias, serão temas de debates durante o Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social (Fórum Ensicom 2019) e o III Fórum de Rádios e TVs Universitárias, programações que integram o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), a ser realizado de 2 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Pará.

Ambas as programações ocorrerão no dia 3, de forma paralela, e contarão com a participação de pesquisadores e profissionais da área de Comunicação e Ensino. O Fórum Ensicom 2019 é coordenado nacionalmente pelos professores Fernando Ferreira de Almeida, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Robson Bastos da Silva, da Universidade de Taubaté (UNITAU) e Universidade de Santa Cecília (UNISANTA); Marcelo Briseno, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Cláudia Peixoto de Moura, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Iluska Coutinho, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Renata Alcalde, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). A coordenação local é do professor Leandro Raphael Nascimento de Paula.

Ao longo do dia, serão conduzidas sete mesas de discussões. A primeira abordará “As Diretrizes Curriculares e as avaliações de cursos, face às mudanças no Mundo do Trabalho”. Na segunda, serão discutidas “Diretrizes Curriculares do Curso de Publicidade e Propaganda”. A terceira mesa terá como foco “As pesquisas na área de Comunicação no Brasil”. Já a quarta mesa será reservada para socializar os resultados obtidos durante os fóruns regionais do Ensicom. Na mesa cinco, haverá uma Aula Inaugural especial organizada pelo professor Robson Bastos da Silva e pela professora Cláudia Peixoto de Moura. Na mesa seis, será apresentado o E-book 4 Ensicom e a proposta de criação do Blog Ensicom. A programação encerra com a mesa sete, de “Encaminhamentos de ações Fórum Ensicom para o ano de 2020”.

Já a terceira edição do Fórum de Rádios e TVs Universitárias, coordenado pelos professores Iluska Coutinho, Marcelo Kischinhevsky, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Valci Zuculoto, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Debora Cristina Lopez, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), fomentará debates sobre a necessidade de fortalecer as atividades das emissoras de rádio e TV universitárias.

O Fórum terá duas mesas em sua abertura, ambas pela manhã. A primeira abordará o tema “Gestão de rádios e TVs universitárias, elementos-chave do campo da comunicação pública e educativa, em um cenário de restrição orçamentária e ameaças à autonomia e à institucionalidade acadêmica”. A segunda mesa ampliará o debate iniciado na primeira e falará sobre o “O papel da radiodifusão universitária na democratização da comunicação e no acesso à informação e ao conhecimento”.

No período da tarde, haverá mesas específicas sobre as rádios universitárias, com os temas: “Inovação e experiências radiofônicas” e “Reunião anual da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA)”. Sobre TVs universitárias, haverá a mesa: “Televisão e canais universitários: relato de experiências”. O Fórum encerrará com uma reunião plenária, que deverá estabelecer os encaminhamentos a serem dados após os debates.

 

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.