Comunicação e Religião na Festa do Círio de Nazaré

Painel sobre essa importante manifestação religiosa e cultural de Belém do Pará fará parte da programação do GP em Comunicação e Religião

O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019) será realizado em Belém, de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA). Pouco mais de um mês depois, a mesma cidade será tomada por cerca de 2 milhões de pessoas para uma das maiores e mais tradicionais festas católicas do Brasil: o Círio de Nazaré, realizado desde o final do século XVIII e que inclui uma série de missas e romarias, culminando em uma grande procissão no segundo domingo de outubro.

A relação entre essa importante manifestação popular e a Comunicação será tema do painel “Comunicação e Religião na Festa do Círio de Nazaré”, que compõe a programação do Intercom 2019 no dia 4 de setembro, a partir 16h30, no Auditório do CTIC, no campus da UFPA. Uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o painel é organizado por Magali do Nascimento Cunha (Intercom) e Ricardo Costa Alvarenga (Umesp).

“O Círio de Nazaré é uma importante festa religiosa, muitas vezes referida como ‘o Natal do Pará’, que marca as tradições culturais e a própria dinâmica da sociedade paraense e do Norte brasileiro”, afirma o professor Ricardo Alvarenga, ressaltando a oportunidade de reunir pesquisadores da região Norte propiciada pela realização do congresso em Belém.

A moderação do painel será feita por Joana Puntel (SEPAC-Paulinas), uma das fundadoras do GP Comunicação e Religião da Intercom e referência na pesquisa sobre os processos de comunicação no catolicismo. Outra integrante do GP que participará do painel é Renata Cardias (Fatec-São Roque), que fará a conferência “As festas religiosas como fenômeno comunicacional” a partir de suas pesquisas sobre o tema.

A abordagem específica sobre a maior festa religiosa do Pará será feita pela professora Suzana Cunha Lopes (UFPA), que falará sobre “Cenas comunicativas do Círio de Nazaré”, tema que pesquisou em seu doutorado. “Nada melhor para falar sobre o tema do que uma pessoa que está imersa nessa realidade e nessa experiência cultural, antropológica e religiosa. A professora Suzana fará uma reflexão sobre essas cenas comunicativas a partir da vivência das famílias e da cidade de Belém, que se transforma para celebrar uma festa que é parte do tecido social paraense”, avalia Ricardo Alvarenga. “A composição do painel por três mulheres é proposital, pois Nossa Senhora de Nazaré é a representação do sagrado a partir do feminino”, completa.

Sobre o Intercom 2019

O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 2 a 7 de setembro de 2019 na UFPA, em Belém, é uma realização da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Além do painel Comunicação e Religião na Festa do Círio de Nazaré, a programação do congresso inclui oficinas e minicursos, sessões de apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa, Intercom Júnior e Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e evento de lançamento de livros (Publicom). O Intercom 2019 também abriga outros eventos científicos como: IV Colóquio Latino-americano (Pan Amazônico) de Ciências da Comunicação; VI Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação; Jornada Beltraniana 2019 (Rede Folkcom); Fórum Ensicom 2019 (que terá a última audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda); III Fórum de Rádios e TVs Universitárias; IV Fórum Comunicação e Trabalho; V Fórum Socicom-Intercom; IV Fórum Comunicação e Trabalho; II Ciclo Amazônia; 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; e IV Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura.

Clique aqui para conferir a programação do Intercom 2019.

Siga o Intercom 2019 no Facebook e no Instagram (@intercomnacional) para acompanhar as novidades.

Leia também:

 
Texto: Jornal Intercom

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.