Espaço Ecos da Amazônia no Intercom 2019

Contação de histórias, intervenções artísticas e feiras de produtos agroflorestais farão parte da programação do espaço

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) viabilizou sua participação no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), que será realizado no período de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Figura 1: Da esquerda pra direita: Victor Oliveira (PROGEP/UFRA), Carlos Xavier (presidente do sistema FAEPA/SENAR) e Profa. Janae Gonçalves (Vice-reitora UFRA
Figura 1: Da esquerda pra direita: Victor Oliveira (PROGEP/UFRA), Carlos Xavier (presidente do sistema FAEPA/SENAR) e Profa. Janae Gonçalves (Vice-reitora UFRA

Por meio de parcerias com a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Banco da Amazônia, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (SESCOOP), dentre outras, firmadas em reuniões realizadas na última semana, a Ufra irá promover o espaço Ecos da Amazônia, como forma de incentivar, gerar parcerias e fomentar ações e projetos voltados a economia criativa e conscientização socioambiental. O objetivo principal é integrar produtores, projetos e ações voltadas a sustentabilidade, com empreendedores e órgãos de fomento, trazendo a região amazônica para o centro da temática do evento.

A Coordenação do Espaço será compartilhada entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), dividido em quatro áreas cenografadas. A primeira será chamada de Mundo Amazônia, onde ocorrerão exposições de 30 projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelas Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa convidadas, tais como: Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Pará (UFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM) e Universidade do Estado do Pará (UEPA). Nesse espaço, os participantes terão acesso a inúmeras informações de resultados dos projetos, problemáticas e experiências bem-sucedidas sobre grandes temas atuais da Amazônia (biodiversidade, fogo, economia).

Figura 2: Da esquerda para direita: Diego Andrade (Analista do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil), Victor Oliveira (PROGEP/UFRA), Júnior Serra (Superintendente da OCB e Ernandes Raiol (Presidente da OCB) e Jonas Castro (PROEX/UFRA).

A segunda será a área Arena ECOAR, onde ocorrerão rodas de conversa, lançamento de livros, contação de histórias, intervenções artísticas, além de apresentação de projetos musicais e artísticos. As mesmas terão um ciclo contínuo e poderão ser realizadas de forma individual ou em grupo.

O Coop-Hall, terceira área, será destinado aos apoiadores que estarão no evento para troca de experiências, fomento de parcerias, apreciação de novas práticas e exposição de seus produtos e serviços.

Na quarta área do espaço estará a Feira da Biodiversidade, com a presença de mais de 100 produtores e microempreendedores que desenvolvem e comercializam produtos agroflorestais produzidos na agricultura familiar.

Sobre o INTERCOM 2019

Realizado desde 1977, ano de criação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), este será o terceiro Congresso Nacional da Intercom a ser sediado no Norte do Brasil e o primeiro a ocorrer no estado do Pará – trazendo o tema “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”.

Na programação, colóquios, conferências, mesas, palestras, apresentações de trabalho e, principalmente, muitos encontros. A UFPA será palco para discussões sobre a democracia, promovida pelo diálogo entre professores, alunos e profissionais de diversos setores sociais e áreas de conhecimento. Isso tudo com um toque especial, ao ter como local o cenário amazônico.

 

Fonte: Cícero Brendo (Texto) e Ben Rholdan (Revisão) – Portal da Universidade Federal Rural da Amazônia

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.