Publicom

Confira os 54 títulos que serão lançados no evento.

O XIV Encontro com Autores-Editores de Publicações Recentes em Comunicação (Publicom 2019) lançará 54 novos títulos neste ano. Com a presença de autores e organizadores das obras, a sessão de lançamentos será no dia 5 de setembro, a partir das 17h30, como parte da programação do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), a ser realizado de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Os lançamentos do Publicom 2019 incluem livros impressos e eletrônicos produzidos por pesquisadores, selecionados por meio de chamada pública. Confira a lista completa.

PUBLICOM 2019

Coordenadora: Roseméri Laurindo (FURB/Intercom)

Divisão Temática

Autor(a)/Org.

Título 

DT1 – Jornalismo

Ana Paula Goulart de Andrade 

Telejornalismo Apócrifo: A construção da notícia com imagens amadoras e de vigilância

Elizabeth Nader Simões  

Aruanda: religiões afrodescendentes em Vitória

Elizabeth Nader Simões  

Cidade de Palha

Heidy Vargas Silva 

Jornalismo e Documentário: Diálogos possíveis

Iluska Maria da Silva Coutinho  

Telejornalismo Local: Teorias e conceitos

Iluska Maria da Silva Coutinho  

Estudos Contemporâneos em Telejornalismo: narrativas de jornalismo para telas

Jacqueline da Silva de Olindo 

O Negócio da Mídia do Interior

Manuel Carlos da Conceição Chaparro 

Como Dizer e Agir pelo Texto

Roseli Fígaro  

As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalista em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídias

Roseméri Laurindo 

Pioneiros do Jornalismo – Primeiro curso do Brasil sob novas DCNs

Vinicius Ferreira Ribeiro Cordão  

Mídia: Narrativas, Discurso e História

DT2 – Publicidade e Propaganda

Bruno Pompeu Marques Filho 

Ontologia Publicitária: Epistemologia, práxis e linguagem – 20 anos do GP de Publicidade da Intercom

Gracy Cristina Astolpho Duarte 

Publicidade nas Redes Digitais: Estratégias para comunicação, consumo e entretenimento

Laura Wottrich 

A Publicidade em Xeque: Práticas de contestação dos anúncios

DT3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional

Ariane Sefrin Feijó 

Inboundpr: Como sincronizar negócios rumo à maturidade digital

Bruno Pacheco Carramenha 

Profissionais de Comunicação nas Empresas: Identidades, responsabilidades e conflitos

DT4 – Comunicação Audiovisual

Ana Taís Martins Portanova Barros 

A Fotografia como Imagem, a Imagem como Fotografia

Ana Taís Martins Portanova Barros 

Comunicação e Imaginário no Brasil. Contribuições do Grupo Imaginalis (2008-2019)

Fabiana Rodrigues 

Cinema de duas faces

Filipe Tavares Falcão Maciel 

A Aceleração do Medo: O fluxo narrativo dos remakes de filmes de horror do século XXI

Isabel Regina Augusto 

Remake Cinematográfico: Uma análises de transformações

Ligia Maria Prezia Lemos 

Ficção Seriada: Estudos e pesquisas (volume 2)

Luiza Cristina Lusvarghi

O Crime como Gênero na Ficção Audiovisual da América Latina.

DT5 – Comunicação Multimídia

André Rosa de Oliveira 

Jornalismo Estruturado por Metadados 

Kleiton Pantoja Oliveira 

Revista Inteligência Coletiva

DT6 – Interfaces Comunicacionais

Ana Luísa Zaniboni Gomes 

Comunicação e Educação: Territórios migrantes, interfaces expandidas 

Flavi Ferreira Lisbôa Filho 

Cultura e Identidade: Subjetividades e minorias sociais 

Helena Corazza 

Os Papas da Comunicação. Estudo sobre as mensagens do Dia Mundial das Comunicações 

Márcio Souza Gonçalves 

Edição: Agentes e objetos 

Maria Erica de Oliveira Lima 

Cartografia da Folkcomunicação: O pensamento regional brasileiro e o itinerário da Internacionalização (Vol.1) 

Marilia de Araújo Barcellos 

Estudos Editoriais, volume II 

Patrícia Guimarães Gil 

Comunicação, Políticas Públicas e Discursos em Conflito

DT7 – Comunicação, Espaço e Cidadania

Christina Ferraz Musse 

Comunicação e Universidade: Reflexões críticas

Daniela Cristiane Ota 

10 anos – O percurso do Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação no Brasil

Elton Bruno Barbosa Pinheiro 

Escutas sobre Pesquisas em Políticas de Comunicação e de Cultura – Conceitos, métodos, análises

Mariana Ferreira Reis 

Comunicação, Cultura e Mobilização Comunitária

Nair Prata Moreira Martins 

Desigualdades, Gêneros e Comunicação

Sonia Caldas Pessoa 

Desigualdades, Gêneros e Comunicação: olhares de pesquisadores em formação

DT8 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Adriana Andrade Braga 

Introdução à Ecologia das Mídias

Ana Regina Barros Rêgo Leal   

 Os Desafios da Pesquisa em História da Comunicação: Entre a historicidade e as lacunas da historiografia 

Anderson David Gomes dos Santos 

Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol

Carlos Potiara Castro 

 Le symbolisme de l’Amazonie dans la presse européenne de la fin du XXe siècle

Dimas Antônio Kunsch 

Pensar com o Signo da Compreensão

Dimas Antônio Kunsch 

Agir com o Signo da Compreensão

Eneus Trindade Barreto Filho 

Entre Comunicação e Mediações: Visões teóricas e empíricas

Gisela Grangeiro da Silva Castro 

Os Velhos na Propaganda: Atualizando o debate

Gisela Grangeiro da Silva Castro 

Comunicação, Consumo e Envelhecimento no Contemporâneo – Perspectivas multidisciplinares

João Paulo Lopes de Meira Hergesel 

A Vaca Presepeira

João Paulo Lopes de Meira Hergesel 

Criaturas de Linguagem

João Paulo Lopes de Meira Hergesel 

Meu Maninho é uma Menina

João Paulo Lopes de Meira Hergesel 

RevoltZ

Orlando Maurício de Carvalho Berti 

Como Passar em um Mestrado? Um guia para você compreender, fazer e passar nas seleções de Mestrado no Brasil (e até fora dele)

Silvio Henrique Vieira Barbosa 

Imprensa e Censura

Sonia Caldas Pessoa 

Afetos: Pesquisas, Reflexões e Relatos em 4 Encontros com Jean-Luc Moriceau

O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 2 a 7 de setembro de 2019 na UFPA, em Belém, é uma realização da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). As inscrições vão até 8 de agosto e podem ser feitas on-line no Portal Intercom.

Além do Publicom, a programação do congresso inclui oficinas e minicursos, sessões de apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa, Intercom Júnior e Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). O Intercom 2019 também abriga outros eventos científicos como: IV Colóquio Latino-americano (Pan Amazônico) de Ciências da Comunicação; VI Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação; Jornada Beltraniana 2019 (Rede Folkcom); Fórum Ensicom 2019 (que terá a última audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda); III Fórum de Rádios e TVs Universitárias; 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; V Fórum Socicom-Intercom; IV Fórum Comunicação e Trabalho; II Ciclo Amazônia; e IV Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura.

Clique aqui para conferir a programação preliminar do Intercom 2019.

Siga o Intercom 2019 no Facebook e no Instagram (@intercomnacional) para acompanhar as novidades.

Leia também:

Texto: Jornal Intercom

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.