Intercom 2019 prorroga chamada de trabalhos

Submissões serão até o dia 08/07, com pagamento de inscrição até 04/07.

Pesquisadores e estudantes ganharam uma semana extra para submeter artigos ao maior congresso científico do campo da Comunicação no Brasil: a chamada de trabalhos para o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019) foi prorrogada e segue até 8 de julho. Para submeter, é obrigatório ter feito o pagamento da taxa de inscrição, cujo prazo final para autores se encerra no dia 4 de julho.

O Intercom 2019 será realizado de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, com o tema central “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”. A agência de turismo (Voyage Turismo) e o hotel (Princesa Louçã) oficiais do congresso oferecem descontos e tarifas especiais para inscritos no Intercom 2019 (clique para saber mais).

A chamada de trabalhos para o congresso nacional engloba três eventos: Grupos de Pesquisa (GPs), Intercom Júnior (IJ) e Publicom. Confira as informações básicas a seguir. Para ler a chamada completa, clique aqui.

GPs – XIX ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA INTERCOM
Sessões de apresentação de trabalhos: 4, 5 e 6 de setembro de 2019
Doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas, estudantes de especialização e bacharéis podem submeter artigos para a coordenação de um dos 34 Grupos de Pesquisa. Antes de fazer a submissão, é importante conferir as ementas e palavras-chave dos GPs no Portal Intercom.

Cada pesquisador só pode encaminhar um trabalho de sua autoria, exceto em caso de coautoria (leia mais a seguir). O artigo deve estar formatado no modelo-padrão dos GPs da Intercom (é importante utilizar o papel timbrado específico do Encontro de GPs).

Vale ressaltar que alguns GPs também selecionarão artigos para publicações e eventos específicos, como o GP Comunicação e Cultura Digital (livro), o GP Teorias da Comunicação (simpósio) e o Grupo de Pesquisa Comunicação e Culturas Urbanas (livro). Nesses casos, é necessário indicar em nota de rodapé que o artigo deve ser apreciado tanto para o Encontro dos GPs quanto para o livro/evento do GP.

Coautoria – Basta que um coautor tenha a qualificação acadêmica exigida; porém, se o trabalho for selecionado, a apresentação no evento só poderá ser feita pelo autor qualificado. Além disso, é possível submeter até dois trabalhos do mesmo autor, desde que: um deles seja em coautoria e outro, não; ou ambos sejam em coautoria, porém com coautores diferentes.

INTERCOM JÚNIOR (IJ) – XV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO
Sessões de apresentação de trabalhos: 5 e 6 de setembro de 2019
O IJ é destinado a estudantes de cursos de graduação e recém-graduados (em 2018 ou no decorrer de 2019) em Comunicação, que podem submeter pesquisas realizadas em projetos de iniciação científica (PIBIC) ou em laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais. Na submissão, é obrigatório incluir o nome e o e-mail do professor orientador como coautor do trabalho.

Além disso, é necessário indicar a divisão temática para a qual o artigo está sendo enviado. Para tanto, é importante ler com atenção as ementas do IJ.

O artigo deve estar formatado em documento de Word, seguindo o modelo-padrão do Intercom Júnior. E atenção: é fundamental utilizar o papel timbrado do Intercom Júnior.

PUBLICOM – XIV ENCONTRO COM AUTORES-EDITORES DE PUBLICAÇÕES RECENTES EM COMUNICAÇÃO
Sessão de lançamento: 5 de setembro, a partir das 17h30
Doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas, estudantes de especialização e bacharéis podem submeter livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica para o evento de lançamentos do Intercom.

Utilizando o modelo-padrão e o papel timbrado do Publicom, as propostas de lançamento devem incluir: título, resumo geral da obra, nome do proponente e, se for o caso, o nome da pessoa credenciada para a apresentação. O mesmo arquivo (em Word) deve ter uma imagem da capa da publicação. Já os produtos eletrônicos de difusão acadêmica (sites, portais, multimídia) devem indicar o título da peça ou o endereço na internet, uma breve descrição do produto e os principais objetivos de sua criação. Os minicurrículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo.

Texto: Jornal Intercom

REGIONAIS

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.