Um hotel no coração de Belém

Hotel Princesa Louçã oferece descontos exclusivos para congressistas do Intercom 2019

Em plena Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias do centro de Belém, e próximo a importantes pontos turísticos da cidade (como o Theatro da Paz, a Praça da República, o Cine Olympia, o Mercado do Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Catedral da Sé), está localizado o Princesa Louçã, hotel oficial do Intercom 2019.

O escolhido para acolher os congressistas do Intercom é um dos hotéis mais tradicionais de Belém e reconhecido pela hospitalidade de sua equipe, que tem quase 35 anos de experiência no segmento de hotelaria.

Sofisticado e com decoração clássica em madeiras da região, o hotel possui 16 andares e centenas de acomodações, grande parte delas tendo sacadas com vista para a Praça da República, Baía de Guajará e/ou partes do centro histórico de Belém. Os quartos contam com ar-condicionado, TV a cabo, frigobar, banheira, cofre de segurança, internet Wi-Fi e cabeada.

Vista do prédio do Princesa Louçã à direita do Theatro da Paz

Considerado um grande ponto de encontro em Belém, o Princesa Louçã é palco de muitos eventos sociais e acadêmico-científicos e conta com um restaurante próprio, o Açaí, que oferece opções de almoço e jantar, com buffet ou a la carte, para hóspedes e outros visitantes. Quem se hospeda no Princesa Louçã também pode usufruir do serviço de atendimento do restaurante no quarto, o room service, disponível 24 horas.

As áreas comuns do hotel contam com acesso para cadeirantes, internet Wi-Fi, piscina externa, bar na área de piscina, academia de ginástica, salão de beleza, SPA, enfermaria e salas para eventos de pequeno, médio e grande porte. Pela importância do hotel para a dinâmica de eventos na cidade, seu prédio conta com gerador de energia próprio, acionado em momentos de possíveis falhas na distribuição de energia elétrica, causadas pela interrupção de atividades na hidrelétrica de Tucuruí, que atende ao Norte e a grande parte dos estados do centro-sul do país.

Descontos – Pela parceria de longa data do Princesa Louçã com a Universidade Federal do Pará (UFPA) na realização de eventos científicos, este foi escolhido como hotel oficial do Intercom 2019 e, para isso, foram negociadas tarifas especiais para os congressistas que estarão em Belém.

As reservas devem ser feitas através do e-mail reservas@princesabelem.com.br ou pelo telefone (91) 4006-7571 ou 4006-7574. Nesse contato, é preciso se identificar como congressista do Intercom 2019 e indicar a preferência por quarto single, duplo e/ou duplo com cama extra. Todas as diárias promocionais para o evento incluem o café da manhã. O check-in é a partir das 14h e o check-out às 12h.

Considerando a grande procura que o hotel tem tido, a Comissão Organizadora do Intercom 2019 recomenda que os congressistas interessados em se hospedar no hotel oficial do evento entrem em contato imediato para garantir suas reservas. Além de ser o mais tradicional hotel localizado no coração de Belém, em setembro, o Princesa Louçã será o ponto de encontro e acolhida dos congressistas da Intercom. Não perca a chance de usufruir das tarifas promocionais exclusivas para o evento! #VemproIntercom #BorapraBelém

Um pouco de história – A localização do Hotel Princesa Louçã carrega uma importante memória da cidade. Isso porque na década de 1910, no espaço em que hoje é instalado o Princesa Louçã, foi construído o Grande Hotel, pela firma Salvador Mesquita & Cia, considerada uma das maiores construtoras do Pará na época. O empreendimento  representou um marco para a rede hoteleira da capital paraense que, antes da sua inauguração, contava apenas com hotéis instalados em edifícios adaptados.

Grande Hotel em Belém do Pará (Fonte: Blog Fragmentos de Belém)

O Grande Hotel ocupava a área de um quarteirão e foi um dos mais frequentados e exuberantes de Belém. No hall de entrada, o piso era revestido de mosaicos, sendo as paredes e o teto de estuque ornamentado com lustres de bronze. Já no pavimento térreo, estava situada uma sorveteria com máquinas elétricas, geladeiras e frigorífico, além da cozinha, com equipamentos de fabricação francesa. Tudo era extremamente moderno para os padrões culturais da época em que Belém foi considerada a Paris dos Trópicos. Neste hotel, se hospedaram importantes nomes nacionais e internacionais como Mário de Andrade, poeta e escritor e brasileiro; Walt Disney, cineasta e fundador do parque Disney World; além de atores e atrizes do cinema americano como Errol Flynn, Lana Turner e Orson Welles.

No final do ano de 1913, foi inaugurado, em um dos ambientes do hotel, o Palace Theatre, espaço para as artes cênicas na cidade, que recebeu companhias e artistas do sul do país e do exterior, como Ítala Fausta, Eva Stacchino, Vicente Celestino e outros.

Palace Theatre (Fonte: Portal Cinematecaparaense)

Em 1948, o hotel foi vendido para a rede InterContinental Hotels, transformando Belém na primeira cidade do Brasil a receber um hotel dessa bandeira internacional. Sob a nova direção, foram realizadas significativas mudanças, em sua infraestrutura, para adequá-lo aos padrões americanos de conforto e gestão de eficiência, o que, infelizmente, descaracterizou de forma significativa a arquitetura original do prédio, integralmente demolido anos depois, uma decisão que representou uma enorme perda para o patrimônio histórico de Belém.

Passados alguns anos, no início da década de 1980, o terreno do antigo Grande Hotel foi comprado por um grupo de empresários paraenses e, neste local, foi construído um novo prédio, totalmente moderno e mais alto do que a edificação anterior, no intuito de privilegiar a vista do entorno a partir de suas acomodações. Em 1984, este mesmo grupo de empresários assinou um contrato de gerenciamento do empreendimento hoteleiro, a partir do qual a rede internacional Hilton Hotéis se instalou em Belém, atuando por anos na capital do estado até o final do contrato, no dia 30 de novembro de 2014. No dia 01 de dezembro de 2014, esses empresários assumiram a direção do espaço e inauguraram o Hotel Princesa Louçã, fortalecendo o comércio paraense no segmento hoteleiro.

Dada à bagagem histórica do hotel em Belém, o nome escolhido para essa nova fase foi “Princesa Louçã”, vocativo inspirado no Hino do Pará, que exalta o heroísmo do povo paraense e a beleza de suas terras. “Princesa Louçã” quer dizer princesa graciosa, elegante e gentil, uma metáfora para se referir às terras que integram o território do estado do Pará.

Mais informações:

Hotel Princesa Louçã
Endereço: Avenida Presidente Vargas, n. 882 – Campina – Belém/PA
Telefone: (91) 4006-7000
E-mail: reservas@princesabelem.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/hotelprincesabelem/

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.