Intercom Centro-Oeste 2019 recebeu cerca de 500 participantes em Goiânia

Comissão Organizadora do Intercom Nacional também marcou presença no regional

O XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste (Intercom Centro-Oeste 2019), realizado de 22 a 24 de maio na Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG), em Goiânia, atraiu cerca de 500 congressistas, que participaram de mesas e sessões de apresentação de trabalhos, além de 11 oficinas e um minicurso. “A região Centro-Oeste tem grandes distâncias, mas tivemos uma participação bem representativa. Com um número de participantes presentes maior que o esperado, o congresso superou nossas expectativas”, afirma a professora Ana Carolina Temer (UFG), coordenadora da organização local do evento. “Além disso, vencemos um desafio: o dia 24 de maio é feriado municipal em Goiânia, por isso a infraestrutura de transporte e alguns serviços do campus não estavam funcionando plenamente.”

Segundo a coordenadora, um dos itens de destaque na programação foi a conferência de abertura, na qual os professores Nelia Del Bianco (UnB), Marli dos Santos (Cásper Líbero) e Felipe Pena (UFF/Intercom) falaram sobre o tema central dos congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em 2019: “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”. “Nosso congresso foi aprendizado, e também uma forma de festejar a comunicação e a democracia”, completa Ana Carolina Temer, acrescentando que a participação nesse tipo de evento é muito importante para os estudantes: “Acredito que isso é fundamental para os discentes, porque a universidade não é – ou não deveria ser – apenas um processo de ensino e aprendizagem, mas sim toda uma vivência de trocas, relacionamentos e experiências múltiplas que envolve o acesso a diferentes possibilidades de conhecimento.”

Intercom Nacional marca presença no Centro-Oeste

A comissão organizadora do congresso nacional da Intercom enviou dois representantes ao Intercom Centro-Oeste: os professores Suzana Cunha Lopes e Weverton Raiol, ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo foi colaborar com a equipe de Goiânia e também divulgar regionalmente o Intercom 2019, a ser realizado de 2 a 7 de setembro na UFPA, em Belém.

Os dois representantes da organização nacional ministraram o minicurso “Consumo Midiático de Jovens: pistas sobre como investigar”, resultado do projeto de pesquisa Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência, da UFPA. “Faremos o minicurso em todos os congressos regionais, com o objetivo de compartilhar os resultados da pesquisa e contribuir ativamente nesses eventos”, afirma a professora Suzana Cunha Lopes.

Vestindo camisetas oficiais do Intercom 2019, os dois professores responderam a dúvidas dos congressistas e apresentaram o evento nacional nas cerimônias de abertura e encerramento do Intercom Centro-Oeste. “No encerramento, realizado durante a premiação da Expocom, apresentamos o vídeo oficial do Intercom 2019 em Belém e sorteamos kits com edições da ‘Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom’ e livros da editora da UFPA”, conta a professora Suzana. “Nossa ida a Goiânia teve bons resultados. Prova disso é que, já durante os dias do Intercom Centro-Oeste, registramos um aumento nas adesões a nossas redes sociais.”

Os representantes da equipe do Intercom nacional avaliam positivamente tanto a organização feita pela UFG quanto a participação dos estudantes da região. “Mesmo com todos os contingenciamentos, os alunos de universidades federais conseguiram se deslocar e participar do congresso, muito motivados pela Expocom, pelo Intercom Júnior e pelas oficinas, e já vislumbrando o congresso nacional”, afirma a professora Suzana. “Essa motivação será muito importante para o que pretendemos que seja o congresso nacional da Intercom em 2019: um grande encontro dos pesquisadores e estudantes de todo o Brasil para debater o tema ‘Fluxos comunicacionais e crise da democracia’ – extremamente pertinente, atual e urgente – no Norte do Brasil. Queremos acolher representantes de todas as regiões em setembro em Belém para, de fato, termos um grande debate nacional.”

Para saber mais sobre o Intercom Centro-Oeste 2019, confira a página do evento no Facebook.

Para acompanhar as notícias do Intercom 2019, acesse:

Facebook

Instagram

ATENÇÃO: As submissões de trabalhos para o Intercom 2019 vão até 1º de julho, e os autores de trabalhos submetidos têm até o dia 28 de junho para pagar a taxa de inscrição. Para os demais participantes, o prazo de inscrição é 8 de agosto – até 5 de junho, todas as categorias pagam taxa promocional.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

 

Texto: Jornal Intercom

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.