Intercom 2019 será realizado na UFPA, em Belém

42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação promove o encontro de competências interdisciplinares para a discussão sobre democracia

Em 2019, um dos maiores eventos acadêmicos da área da Comunicação no Brasil será realizado pela primeira vez em Belém. Trata-se do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom 2019, que ocorrerá de 2 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Com o tema “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”, o objetivo do evento é propor reflexões sobre o momento político que vivemos e o papel da comunicação nesse cenário complexo.

O Intercom é um congresso nacional que leva o nome da instituição que o promove: a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), sociedade civil fundada em 1977 pelo prof. Dr. José Marques de Melo com o objetivo de promover estudos em Comunicação de maneira interdisciplinar e democrática, fomentando o diálogo entre pesquisadores de diversos níveis e áreas de formação, profissionais do mercado e sociedade em geral.

Entre as principais estratégias da Intercom para alcançar tal objetivo, está a realização de congressos regionais e nacionais. Todo ano, são promovidos cinco congressos regionais, um em cada região do país, e um congresso nacional que, por sua vez, reúne em média, de 3.500 a 5.000 participantes. Essa será a primeira vez que a cidade de Belém recebe tal congresso, que já foi sediado pela Região Norte somente em duas ocasiões, uma em 2000 e outra em 2013, ambas em Manaus.

Programação

Por conta de sua natureza interdisciplinar, o Intercom tem como característica a reunião de pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas e competências, como Divulgação Científica, Ensino, Ciências Sociais, Tecnologia, entre outras, para estudar os processos comunicacionais na sociedade. A programação do congresso reflete tal diversidade, dando oportunidade que participantes se encontrem e promovam muitas trocas de conhecimentos nos mais diversos espaços.

Entre as atividades programadas para o Intercom 2019, estão colóquios nacionais e internacionais, palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, lançamento de livros, reuniões e culturais. Em breve, a programação completa estará disponível no site www.intercom2019.com.br.

Além dessas atividades, há também as programações voltadas para apresentação de trabalhos científicos. As três principais são o Intercom Junior (IJ), voltado para artigos científicos de estudantes de graduação ou recém-graduados; os Grupos de Pesquisa (GPs), para pesquisadores a partir do mestrado, nos quais as discussões se organizam em torno de temas específicos (ao todo, existem 34 Grupos de Pesquisa atualmente em funcionamento na Intercom); e a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), na qual os estudantes de graduação inscrevem e apresentam projetos experimentais produzidos em sala de aula, em diferentes modalidades, e na qual os melhores trabalhos são premiados.

A Expocom é um dos principais momentos do Intercom Nacional, contando com forte participação dos estudantes. Para apresentar um trabalho e almejar o prêmio nacional, é preciso, primeiramente, participar de seleções locais dentro das faculdades e, depois, apresentar o trabalho na Expocom dos congressos regionais, da qual os trabalhos premiados irão concorrer com os representantes das outras regiões no congresso nacional. As inscrições para os congressos regionais tiveram início no dia 01 de março de 2019. Para saber as datas e locais de cada um dos eventos, acesse: https://goo.gl/pGNNYi.

A preparação para o Intercom Nacional também ocorre através dos “Esquentas”, programações realizadas no âmbito de faculdades ou demais instituições de ensino e pesquisa, com objetivo de apresentar e esclarecer sobre o congresso, convidando todos(as) os interessados a participar do evento. A programação de Esquentas também está disponível no site oficial do Intercom 2019.

 

Inscrições

O período de inscrições para o Intercom 2019 começa no dia 01 de abril de 2019, juntamente com a abertura para submissão de trabalhos, as quais podem ser realizadas somente até o dia 1 de julho de 2019. Por sua vez, o encerramento geral das inscrições será no dia 8 de agosto de 2019, sempre pelo site: www.portalintercom.org.br.

 

Organização

O evento será realizado na UFPA, sob a organização do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) e coordenação geral da profa. Dra. Maria Ataide Malcher. Tal Núcleo é uma nova unidade na UFPA, criada em outubro de 2017 a partir da transformação da Assessoria de Educação a Distância (AEDi). Seu objetivo é promover estudos transdisciplinares voltados às tecnologias e metodologias da Informação e Comunicação, orientadas a soluções inovadoras para ensino, pesquisa aplicada e extensão. Pela natureza interdisciplinar do evento e da própria complexidade demandada pelos fluxos comunicacionais que constituem nossa sociedade, o Intercom 2019 encontra abrigo nos objetivos e posição do Núcleo que promoverá sua organização em Belém.

A UFPA, por sua vez, é uma das maiores instituições acadêmicas e científicas do Norte do Brasil, com atuação em 12 campi e cuja sede, em Belém, ocupa um espaço de mais de 450 hectares, à beira do rio Guamá. Com uma comunidade universitária de mais 60 mil pessoas, entre estudantes e servidores, ao todo, a UFPA possui 88 cursos de graduação e 95 programas de pós-graduação. Os mais de 60 anos de existência e tradição da instituição no recebimento de participantes para grandes congressos mostram que a UFPA está de portas abertas e preparada para receber o Intercom 2019.

Para mais informações sobre o evento, é possível acessar o site oficial www.intercom2019.com.br, as redes sociais Intercom 2019 (Facebook) e @intercom2019 (Instagram), além de entrar em contato com a organização pelo e-mail intercomnacional2019@gmail.com.

 

SERVIÇO:

42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2019
Tema: Fluxos comunicacionais e crise da democracia
Data: 2 a 7 de setembro de 2019
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém
Inscrições: 01 de abril de 2019 – 08 de agosto de 2019, pelo site www.portalintercom.org.br
Submissão de trabalhos: 01 de abril de 2019 – 01 de julho de 2019, pelo site www.portalintercom.org.br
Site do congresso: www.intercom2019.com.br
Redes sociaisIntercom 2019@intercom2019
Contatointercomnacional2019@gmail.com

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 | Universidade Federal do Pará | Belém-PA.